Sobre Nós

Nossa História

O Instituto Social Espaço Negro (GEN) é uma organização social de interesse privado fundada na cidade de São Paulo, no final da década de 80, com o propósito de contribuir para a construção da identidade, valorização e emancipação da população negra.

Desde sua fundação, o GEN tem se dedicado a promover a transformação social de grupos que enfrentam desafios relacionados à segurança alimentar, ao acesso ao conhecimento, à aquisição de habilidades sociais e comunitárias, além de fomentar a justiça social e os direitos à educação, saúde e trabalho para a população preta.

Entre suas principais frentes de atuação, destaca-se o assessoramento por meio de consultoria especializada em educação e desenvolvimento, com foco no combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira. O GEN acredita que a educação é a base da transformação e, por isso, a governança e a educação antirracista permeiam todos os seus processos, visando impactar positivamente o ecossistema social em busca de equidade e valorização da diversidade.

Governança Inclusiva: Direção Negra com Equidade de Gênero e Diversidade

A governança do GEN é comprometida com a equidade racial e de gênero, refletindo sua missão de promover uma sociedade mais inclusiva e diversa. A organização adota uma diretoria majoritariamente composta por pessoas negras, com a equidade de gênero como princípio fundamental, garantindo que as mulheres negras tenham uma representação significativa nos espaços de decisão e liderança.

Propósito

A diversidade é uma característica essencial da estrutura do GEN, e, para garantir uma gestão eficiente e representativa, a organização promove ações concretas que asseguram:

Compromisso com a Justiça Social e a Transformação Estrutural

O GEN segue firme em seu compromisso com a justiça social e a transformação estrutural, promovendo ações que vão além da inclusão, mas que visam uma mudança genuína no tecido social. Isso inclui:

Equidade de gênero:

Garantindo a paridade entre homens e mulheres na liderança, com especial atenção às mulheres negras e suas necessidades e desafios específicos.

Diversidade racial e étnica:

Promovendo a inserção de pessoas negras, indígenas, quilombolas e outras populações tradicionais nos processos de tomada de decisão.

Inclusão de outras identidades:

Incorporando uma abordagem interseccional que também abarca as questões de orientação sexual, identidade de gênero e deficiência.

O GEN se dedica, assim, a criar um futuro em que a diversidade seja reconhecida, respeitada e valorizada, e onde a equidade se torne realidade em todas as áreas da sociedade.